sexta-feira, 25 de março de 2011

Indisciplina X Hiperatividade

O PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÁ PREPARADO PARA DISTINGUIR OS COMPORTAMENTOS INDISCIPLINADO DE INDICIOS DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE EM SALA DE AULA?

Objetivo Geral:
Investigar se o professor é capaz de distinguir os comportamentos indisciplinados de indícios de transtorno de déficit de atenção, hiperatividade em sala de aula.

Objetivos Específicos:

- Identificar o que é a indisciplina do aluno em sala de aula.
- Verificar o que é Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade.
- Conhecer a relação professor x aluno em sala de aula.


Há 40 anos o problema da indisciplina não existia na escola. Antes as escolas seguiam um sistema tradicional, exigindo dos alunos um comportamento quase militar. Quando ocorriam atitudes de indisciplina, os castigos, muitas vezes físicos, como o uso da palmatória, eram aplicados. Hoje com a democracia, os estudantes estão livres para fazer o que quiser na escola. O professor tem mais dificuldade para controlar seus alunos devidos alguns fatores importantes. Um deles é o despreparo desse profissional para distinguir a indisciplina de outros transtornos de atenção dos alunos.
O professor hoje possui alunos de todo tipo de problemas em sala de aula. Ele normalmente procura ter uma classe tranqüila e que seus alunos prestem atenção. Mas o que esse professor tem enfrentado muitas vezes é uma sala como um “campo minado”, onde ele precisa pisar com cuidado para não explodir. Entre os vários problemas que eles enfrentam estão a indisciplina e o transtorno de déficit de atenção hiperatividade, que tem sintomas muito parecidos que são a falta de atenção e a agitação.
No dicionário indisciplina refere-se ao procedimento, ato ou dito contrario a disciplina; desobediência; desordem; rebelião; falta de atenção.
No meio educacional a indisciplina é manifestada por um individuo ou grupo como um comportamento inadequado, rebeldia, desacato, falta de atenção e desrespeito a autoridade, que no caso da sala de aula é o professor. Ela é considerada um ato inadequado pelo professor, que atrapalha a aprendizagem. Estes atos podem ser: falar junto com o professor, brigar em sala de aula, fazer bagunça e não realizar as tarefas escolares ( OLIVEIRA, 1996); “movimentar-se, gritar, falar alto (…), imitar animais, responder ao adulto” (FRELLER, 2001, p.60); ou ainda gritar, bagunçar, agredir física e verbalmente os colegas e professores e ficar xingando os mesmos (OLIVEIRA, 2002, PAPPA, 2004; LOBATO, 2006).
Já o Transtorno de déficit de Atenção, Hiperatividade é um problema neurológico que tem como sintomas a falta de atenção; freqüentemente é agitado; tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; fala em demasia; interrompe ou se mete em assuntos dos colegas e outros que são mais diagnosticados ou observados por médicos especialistas.
A criança com transtorno de deficit de atenção, hiperatividade, geralmente possui baixa estima pelo fato de apresentar dificuldade na concentração e os professores que não conhecem os problemas relacionados ao TDAH, normalmente consideram estes alunos como exemplo negativo para os outros estudantes e confundem o problema com indisciplina.
O relacionamento do professor com o aluno é primordial para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, principalmente quando se trata da questão da disciplina em sala de aula. Mas o que se tem observado são professores com dificuldades de controlar sua turma, impaciente, autoritários e sem nenhuma didática para tornar sua aula mais interessante. Mas o que é mais evidente, é o despreparo do professor para distinguir e lidar adequadamente com os problemas que surgem em sala de aula. Devido a este despreparo, o professor acaba tomando decisões precipitadas e disciplinas absurdas.
Numa reportagem do link da (golobo.com/vestibular e educação/noticias) um professor amarra e amordaça aluno de 5 anos da 1ª série de uma escola pública no Distrito Federal, por ter perdido a cabeça porque o aluno não se comportava e falava muito. Será que este aluno era só indisciplinado com um mau comportamento ou será que ele tinha um transtorno de deficit de atenção, hiperatividade, ou apenas estava inquieto naquele momento? Há todo um contexto na vida do aluno e em sala de aula para que o aluno tenha um comportamento agitado. Se este professor não estiver preparado para lidar com crianças com TDAH, indisciplina ou até mesmo uma simples agitação devido a aula não estar sendo interessante e sem nenhum estimulo, ele acaba usando o autoritarismo para controlar a turma. Com isso acaba sendo arrogante prepotente e gerando conflitos e prejudicando seu relacionamento com o aluno. Conforme Fleuri (1997), a prática pedagógica autoritária acaba gerando situações de conflito, prejudicando o relacionamento de professor e aluno.

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