O presente artigo aborda a dificuldade de alguns professores de lidar com as dificuldades de aprendizagem que muitos alunos apresentam em sala de aula, por falta de conhecimento do assunto. Muitas vezes esses professores acabam tratando o aluno como preguiçoso, 'retardado',violentos, indisciplinado, bagunceiro e outros. Fazendo com que o problema se agrave ainda mais.
Sabe-se da importância do papel do professor na aprendizagem das crianças, pois é através dele que acontece a mediação, ou seja, o professor proporcionará um momento onde suas relações produzirão resultados significativo para a aprendizagem, deixando o ensino mais proveitoso, estimulante e por que não, de fácil compreensão.
Os problemas de aprendizagem podem ser concebidas, de maneiras abrangentes e genéticas, como na realização de tarefas acadêmicas (exemplo: leitura, escrita, habilidades matemáticas, raciocínio geral), independentemente da causa atribuída, reservando-se o termo distúrbio de aprendizagem para os casos onde há comprometimento neurológicos evidentes.
Os fatores que podem causar dificuldade de aprendizagem vão desde diferenças individuais, questões físicas e ambientais ao próprio sistema de ensino ou de seu cotidiano familiar. É fundamental que a individualidade da criança seja respeitada e que seus interesses e referencias sejam levadas em conta pelo professor e pela escola.
Qualquer problema observado implicará em amplo trabalho do professor junto à família do aluno, com o objetivo de tentar descobrir o que está causando dificuldade para a aprendizagem do mesmo.
ALGUMAS DIFICULDADES OU DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
DISLEXIA
Dislexia é uma palavra que deriva do grego. "Dis" (dus) significa dificuldade e "lexis", linguagem; portanto, dislexia é o nome que se dá à dificuldade que algumas crianças apresentam para aprender a ler, escrever ou para compreender o texto que lêem.
Geralmente os dislexicos têm dificuldade em relacionar as letras com os sons que elas representam, invertem sua posição dentro da palavra, assim como têm dificuldade em seguir instruções e em entender enunciados. Essa desordem no aprendizado da leitura e da escrita, às vezes, é confundida com desinteresse e má vontade do aluno ou como sinal de comprometimento da inteligência, uma conclusão equivocada porque essas pessoas costumam ser inteligente e bastante criativas.
Dislexia requer tratamento multidisciplinar. O diagnóstico precoce pode evitar muitos dissabores e o comprometimento da auto-estima e socialização das crianças portadoras do distúrbio.
Geralmente os pais não percebem e raramente percebem os professores que acompanham as crianças na fase pré-escolar. Na verdade, na imensa maioria das vezes, a dilexia fonológica de desenvolvimento é detectada no momento da alfabetização.
Como os pais podem perceber que têm um filho diléxico?
A primeira coisa a fazer é observar seu filho no que se refere ao desenvolvimento da linguagem oral. A segunda é os pais procurarem manter contato próximo com os filhos. O ideal seria que percebessem as alterações de linguagem em casa, antes dos professores e que lessem para as crianças. A leitura serve de instrumento para verificar a capacidade que elas têm para lidar com as palavras.
Continuação na próxima postagem.
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